sábado, 19 de julho de 2008

Atividade de Manipulação de imagens no GIMP – Julho de 2008


  • Formar grupos pequenos
  • Reconhecimento do GIMP
  • Iniciar as tarefas
  • Entregar Tarefa

1ª Passo: Conhecer para Alterar – 2 Períodos
Será disponibilizado aos alunos tutoriais, apostilas e dicas, em formato digital, de utilização do GIMP. Desta forma proporcionar ao aluno conhecer algumas ferramentas de edição de imagem oferecidas pelo programa. Algumas imagens serão usadas como forma de demonstrar algumas funcionalidades do GIMP.
  • Abrir arquivo
  • Localizar imagem
  • Selecionar partes da imagem
  • Outras ferramentas (girar, espelhar, aumentar, borrar, etc.)
  • Inserir filtros
  • Trocar a cor
  • Salvar imagem
Tarefa: “Ilustrar o Provérbio” - 2 Períodos

2ª Passo: Iniciar Tarefa - Escolha da Imagem para a edição Após a leitura e interpretação do provérbio, os alunos, em grupo, deverão escolher uma imagem, do computador, para efetuar alguma alteração na imagem utilizando como ferramenta de edição o software GIMP. Após concluir a alteração edição da imagem. Ela deverá salvar com um nome diferente do original. (salvar em rede)

3ª Passo: Entregar Tarefa - Apresentação Coletiva Será elaborada uma apresentação coletiva no editor de Slides – IMPRESS onde srão inseridas as imagens criadas em aula, o Provérbio, nomes dos alunos e data.
Esta apresentação em slides será publicada na Internet.


Esta atividade pretende desenvolver no aluno habilidades de:
  • Lidar com o imprevisível.
  • Atuar em situações problemáticas.
  • Administrar o tempo de cada tarefa.
  • Trabalhar em equipe.
  • Desenvolver a capacidade de expor suas idéias.
  • Identificar e compreender as funções básicas do software GIMP, refletindo sobre importância e necessidade desta ferramenta em nossas atividades cotidianas.
  • Compreender as ferramentas de edição do software GIMP.
  • Compreender conceitos computacionais, que facilitem a incorporação de ferramentas específicas nas atividades profissionais.
  • Perceber a importância da escrita como forma de transmissão de informações e elevação do conhecimento.

Nenhum comentário: